O Passe Espírita é um dos métodos de cura do espírito e do corpo mais utilizado pelos Espíritas ao redor do mundo. Você sabe de onde ele surgiu? Como se aplica o Passe Espírita? Quais os benefícios desta troca de energias? Vamos descobrir no texto a seguir:
O Passe Magnético, mais conhecido como Passe Espírita, é o ato de trocar e renovar as energias de um indivíduo. Esta renovação de energias é feita através de um aplicante que usará do recurso ilimitado das forças espirituais, impondo suas mãos sobre a pessoa e mentalizando a conexão com a Espiritualidade Superior para ajudar em questões espirituais, emocionais e, até mesmo, físicas.
Ilustração da técnica de Passe Magnético
Assista para se aprofundar no assunto:
O ato de usar a imposição das mãos para ajudar em enfermidades visíveis ou não-visíveis acontece desde os tempos mais primitivos da humanidade, e vem atravessando eras desde então. Nas localidades do antigo testamento, Índia, Egito Antigo e Roma Antiga, além de muitas outras regiões e épocas diferentes, se encontram evidências da utilização de diferentes formas de Passe Magnético.
Porém, quem se aprofundou nesta técnica ativamente pela primeira vez foi o médico e estudioso Franz Anton Mesmer, no século XVIII, ou seja, antes de Kardec codificar o Espiritismo.
Retrato de Franz Anton Mesmer
A esta técnica, Mesmer deu o nome “Magnetismo Animal”. Em seus artigos, ele falava sobre a existência de uma força magnética que, através de fluídos energéticos, poderia proporcionar tratamento terapêutico.
A técnica tomou a forma que conhecemos hoje quando Allan Kardec entrou em contato com os estudos de Mesmer. Kardec, que estudava, entre tantos outros assuntos, formas de como o Espiritismo poderia ajudar na cura, viu fatores em comum entre as energias espirituais e o Magnetismo Animal, assim dedicando-se a praticar, estudar e observar as diversas formas de aplicação desta energia.
Hoje em dia, graças a descobertas na área da Física sobre o campo energético, o Passe Magnético vem sendo cada vez mais recomendado por estudiosos da área.
Clique no livro a seguir para conhecer mais sobre a história de Mesmer e do Magnetismo Animal:
O passe deve ser aplicado por um médium passista. Este médium deve estudar o Espiritismo a fundo, assim como fazer cursos que o preparem para este tipo de atividade. O médium passista faz todo o ato de forma que possa ser um intermédio entre as forças da Espiritualidade e a pessoa que está recebendo a aplicação destes fluídos energéticos.
O passe não tem nenhum tipo de toque físico. É feito somente com a proximidade das mãos do médium passista sobre os pontos vitais energéticos de quem recebe.
Dr. Yunger aplicando o passe magnético curativo
O aplicador do passe deve estar concentrado, com pensamentos e vibrações elevadas e positivas, focando a mente em Deus, de modo que possa ser uma ponte aberta para a energia espiritual que será transmitida.
Qualquer pessoa pode ir ao Centro Espírita para receber o passe, mas se quiser tratar algum problema específico, deve-se passar pelo sistema de atendimento do Centro Espírita, onde irão entender melhor a necessidade de cada pessoa e encaminhar para o tratamento correto.
Você já recebeu ou aplicou um passe? Mande sua dúvida ou sugestão nos comentários!