Dicas para Iniciantes na Doutrina Espírita 

Enviado em 1 de novembro de 2022 | | Publicado por ffeal
Categorias: Artigos Feal

dicas para iniciantes na doutrina espírita Confira a seguir dicas para iniciantes na doutrina espírita!

Para você que está chegando agora no Espiritismo e ficando um pouco confuso com a quantidade de informação, vamos com calma. Pode a princípio parecer tudo muito novo, porém vários conceitos da Doutrina estão presentes culturalmente no Brasil. 

Separei alguns conceitos básicos, pequenas dicas, para facilitar o entendimento inicial sobre o Espiritismo. Seja bem-vindo! 

Jesus e a Doutrina Espírita 

Ao contrário do que alguns possam pensar por não conhecer a doutrina, o Espiritismo é uma religião cristã que busca compreender os ensinamentos de Cristo sob a ótica do tripé Filosófico, Científico e Moral.  Disse Jesus

“Não penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas; não os vim destruir, mas cumpri-los: porquanto em verdade vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um único iota e um único ponto.” (Mateus, 5:17 e 18.)

 

O Espiritismo é, portanto, a ciência que vem nos explicar a existência e a natureza do Mundo Espiritual, sendo o auxílio a que tudo se explica de modo fácil. A Lei do Antigo Testamento, trazida por Moisés, é a primeira Revelação de Deus. O Novo Testamento, por sua vez, foi trazido por Jesus como a Segunda Revelação. O Espiritismo é a Terceira Revelação de Deus trazida pelos Espíritos.

E assim como disse Jesus: “Não vim destruir a lei, porém cumpri-la”, o Espiritismo vem dizer: “Não venho destruir a Lei Cristã, mas dar-lhe execução”. A Doutrina Espírita desenvolve, completa e explica de forma clara para todos o que, anteriormente, fora dito de forma alegórica.

Então fica de lição para esse primeiro tópico a leitura do Capítulo I – Não vim destruir a lei, da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo. 

Reencarnação e a Vida Futura 

Acredito que todos saibam que o Espiritismo é uma Doutrina Reencarnacionista, como tantas outras que já existiam desde tempos pregressos. Muitas já acreditavam nela sob o nome de Ressurreição, porém com o mesmo sentido. Filosofias orientais também se assemelham no termo, mas às vezes diferem em pontos quanto ao seu conceito. 

Acontece que a Doutrina Espírita parte do Dogma Reencarnação compreendendo melhor o que Jesus falou em seus ensinamentos. Há no Capítulo IV – Ninguém poderá ver o Reino de Deus se não nascer de novo, na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo explicações detalhadas e reflexões, por exemplo, acerca da história de Elias e João Batista, que compreender-se assim como uma Reencarnação. 

Esse capítulo pega recortes das palavras de Jesus como: “O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito”, mostrando aqui o princípio inteligente do Espírito que independe da matéria. 

Mas, por que reencarnamos? Seria uma espécie de castigo? Pelo contrário, as reencarnações são oportunidades que recebemos para nos desenvolvermos intelectual e moralmente. É a chance de aprendermos a amar, até mesmo os inimigos, de perdoarmos aqueles que nos magoaram, nos melhorarmos quanto ao orgulho, preconceitos e paciência. 

Caridade e o Amor ao próximo

Há uma frase de Chico Xavier que diz:

“Se Allan Kardec tivesse escrito que “fora do Espiritismo não há salvação”, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus, ele escreveu “Fora da Caridade”, ou seja, fora do Amor, não há salvação.

A Caridade e o Amor ao próximo são a base do Cristianismo e por sua vez a base da Doutrina Espírita. E podemos praticar a caridade de muitas formas, seja ela por pensamentos, palavras ou ações. Em orações, em uma conversa acolhedora e um ato despretensioso. Só não queria ajudar esperando algo, na terra ou no mundo espiritual. Praticar o bem nesse ato puro de amor vem de algo mais profundo dentro do Espírito. 

A salvação da alma que muitos procuram não está no fanatismo ou em uma religião, está em nos ajudar mutuamente, desde cuidar de si mesmo, passando pelos cuidados com sua família, até ajudar um desconhecido. A salvação está no ato de amar, está na caridade. 

Deixo aqui a minha última sugestão de leitura, mais uma vez da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, presente no Capítulo XV – Fora da caridade não há salvação.  E é deste trecho que tire essa reflexão final: 

“Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho.”

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?

Deixe seu comentário: